Harpia Consultoria

Branding

Harpia Consultoria é uma empresa criada para soluções na área de T.I. Seu diferencial é a proximidade com o cliente e imerso em um cenário completamente digital, a empresa valoriza laços de confiança, parceria e transparência.

Desafio

Criar uma marca completa que refletisse a força e expertise da empresa no modelo SaaS, através de soluções na área de TI com o sistema TOTVS Protheus, suporte e customização de soluções.

Cenário

Realizamos uma pesquisa de cenário digital com os 6 maiores concorrentes no segmento e dentro desta pesquisa, pudemos notar que a semelhança visual entre elas era notável. Fotos, paleta de cor e elementos são apenas alguns exemplos de onde esta semelhança acontece, mas o principal deles era a falta de autenticidade da marca.

Estratégia

A prioridade inicial era criar uma identidade visual competitiva e original, que destacasse a marca dentro do segmento através de um design arrojado e forte, fugindo dos critérios visuais da concorrência sem perder o foco no cliente.

Execução

A Harpia é uma águia caçadora e que está sempre de olho no seu alvo. Partindo dessa ideia buscamos uma paleta de cor simples e forte em ser identificada. Nossa seleção tipográfica e iconográfica buscou a simplicidade para aproximar e facilitar a leitura dos materiais, pois o maior público em contato são empresas que buscam otimização de processos e tempo. A linguagem fotográfica reflete a visão da Harpia, sempre voando alto e com o foco no horizonte, caçando seu próximo desafio. Aquelas fotos clássicas de pessoas em escritórios e ambientes fechados não são permitidas na comunicação desta marca, que está sempre visando o horizonte bem como a Harpia que ela se inspira.

Os canais de comunicação da empresa são feitos diretamente com as empresas, então focamos em peças digitais que atendessem a dinâmica do dia-a-dia, fortalecendo aos poucos a identidade da marca.

Logo

Nossa principal intenção era trazer força e movimento para o logo. Uma das solicitações do cliente era que o logo tivesse um par de asas para referenciar a águia, porém a inclusão deste elemento poderia confundir os clientes ao identificar a marca no segmento, então decidimos incluir a Harpia como elemento que completa o logo. Buscamos um design mais flat e arrojado que combinasse com a paleta de cor intensa e forte, a Harpia esboça um semblante agressivo e competitivo, que representa a principal intenção da empresa, destacar-se e competir no segmento.

Manual de uso da marca

Determinados todos os aspectos visuais da marca, nosso próximo passo era criar o manual que contempla os aspectos visuais, técnicos e práticos da identidade.

Independência da empresa

Uma das nossas perspectivas no estúdio é promover independência dos clientes através dos projetos que atuamos. Com essa perspectiva, criamos um pacote de serviços pensando naqueles que darão sequência nas suas comunicações e projetos de forma independente ou com seus próprios times de design. Elaboramos pequenas facilidades que proporcionam experiências práticas dentro desse pacote, inclusive a disponibilização de arquivos editáveis em plataformas gratuitas.